Uma viagem ao mundo Ananin! Convite.

Obrigado por acessar nosso blog.



Convido-o a despir-se de tudo que já viu, ouviu ou leu sobre Ananindeua. Liberte o sentimento mais profundo diante da onipotência Divina, confiando que fará uma viagem a bordo de um veículo exclusivamente seu: a alma. Venha sem armas, de mãos limpas e pés descalços, compartilhe conosco o verdadeiro sentido da liberdade, da amizade e do amor ao próximo.



Quinta Carmita



JOSÉ MARCELINO DE OLIVEIRA nasceu no Acará/PA, em 1859, filho de Francisco Gregório de Oliveira e Anna Isabel Joaquina Martins Maciel Parente de Oliveira, era sobrinho-neto de um vulto histórico do Pará, Filipe Patroni. Casado com Thereza de Jesus Coutinho de Oliveira, uma descendente de portugueses,  fundou, em 1900, a primeira escola de Ananindeua, um colégio ¨Quinta Carmita¨, na Vila do Maguary. O nome Quinta Carmita foi colocado em homenagem à sétima filha do casal, Maria do Carmo, a primeira a nascer no sítio. A palavra Quinta é de origem portuguesa e significa ¨sitio¨.
O colegio funcionou até 1921, quando deu lugar a uma granja, comercialização de leite e de água mineral, a Agua Maguary, de uma fonte existente até hoje no local.
José Marcelino faleceu em 1938, com 79 anos. Sua esposa faleceu em 1953, com 92 anos.
Estamos pesquisando e tentando encontrar descendentes que possam dar seguimento a esta história e manter viva a memória de nosso ilustre professor.
NOSSA SENHORA DO CARMO
Imagem que ficava na capela existente na Quinta Carmita. Santa que deu nome à Maria do Carmo,  a ¨Carmita¨, a sétima filha do Sr. José Marcelino de Oliveira e a primeira a nascer no sítio, em sua homenagem o sitio recebeu o nome de QUINTA CARMITA.
Esse encontro foi muito emocionante.